Os resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos e são originários, principalmente, de residências, escolas, indústrias e construção civil.
Alguns tipos de resíduos sólidos são altamente perigosos para o meio ambiente e merecem um sistema de coleta e reciclagem rigorosos. Podemos citar como exemplos, as pilhas e baterias de celulares que são formadas por compostos químicos com alta capacidade de poluição e toxidades para o solo e água.
Entretanto, muitos resíduos sólidos são compostos de materiais recicláveis e podem retornar a cadeia de produção, gerando renda para trabalhadores, lucro para empresas pelo fato de ao invés de serem algo descartável, tornarem-se matéria prima e até mesmo energia. Para que isto ocorra, é necessário que haja nas cidades um bom sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo. Cidades que não praticam este tipo de processo, jogando todo tipo de resíduo sólido em aterros sanitários, acabam poluindo o meio ambiente devido ao processo lento de decomposição da maioria dos mesmos.
Além do benefício de gerar renda para quem trabalha coletando para reciclagem, e lucro para as empresas que podem utilizar como matéria prima ou energia, a reciclagem do lixo traz o benefício maior para o meio ambiente, porque alguns desses resíduos levam anos para se decompor. Mostamos isso na figura abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário